Para quem ainda tinha dúvidas que o Braga era um candidato ao título a liderança isolada à 9ª jornada dissipa todas as dúvidas. Depois das vitórias sobre Sporting e F.C.Porto ontem foi a vez do Benfica perder frente aos minhotos.
A equipa de Domingos Paciência entrou forte e motivada no jogo e de imediato tomou as rédeas da partida contra um Benfica nervoso que não conseguiu combater esta tendência. A determinação bracarense culminou no primeiro golo da partida logo aos 6 minutos – uma bola parada de Hugo Viana sem hipóteses para Quim. A resposta dos encarnados não se fez esperar e os pupilos de Jorge Jesus lançaram-se ao ataque em busca do golo. Ramires falhou a primeira de várias oportunidades e o Benfica chegou mesmo a ver um golo mal anulado a Luisão. Mas apesar disto o Benfica continuava intranquilo e atabalhoado na hora de construção de jogo, sem praticar o futebol a que tem habituado os adeptos. Por sua vez, o Braga dava sinais de vida em alguns contra-ataques venenosos. No final dos primeiros 45 minutos houve confusão à entrada do túnel de acesso aos balneários e o árbitro decidiu expulsar Cardozo e Leone. A segunda parte começou então com um 10 para 10. De regresso do descanso o Benfica manteve a mesma toada ofensiva mas novamente com mais coração do que cabeça. Di Maria ainda desequilibrava mas Aimar e principalmente Saviola pareciam estar fora do que passava no jogo. E aí Jesus tem uma opção que, pelo menos a mim, surpreende: chama do banco de suplentes o único avançado que ainda não deu qualquer prova na Luz, o brasileiro Keirrisson, para substituir Javí Garcia. Criaram-se lances de golo na baliza de Eduardo mas a partir dos 65 minutos o Braga voltou a reequilibrar e aos 78 chegou mesmo ao golo por Paulo César. 2-0 e um ponto final no resultado. O técnico do Benfica colocou ainda Ruben Amorim e Weldon mas já era tarde para o que quer que fosse.
O Braga colocou-se cedo na dianteira e soube gerir a vantagem e jogar com as emoções dos jogadores do Benfica. Os encarnados demonstraram, no verdadeiro primeiro grande teste da época, que não conseguiram lidar com a pressão e que há ainda muito trabalho a fazer no Seixal…
7 respostas:
As televisões nos Açores devem tar com alguma interferência na recepção da imagem, porque dizer que o lance do golo anulado ao Luisão, é mal anulado. Só pode ser o resultado de alguma falha na imagem, pois se o lance fõr analisado correctamente, pode-se constatar que o Cardozo está a puxar a camisola do André Leone, depois o árbitro apita ( e bem ), e só depois é marcado o tal golo. Como tal, nem se pode falar em golo anulado, por duas razões, 1º porque existe realmente uma falta do Cardozo, e depois por o jogo já estar parado antes da bola entrar na baliza.
Gostava de ver nesta análise, uma maior critica à exibição do Javi Garcia ( que custou 7 milhões), pois tal como eu esperava, devido à sua fraca qualidade de passe, quando chegamos a um jogo de maior dimensão, o facto de ele só se limitar a dar porrada, pelos vistos não chega, para este tipo de jogos, é preciso algo mais.
Pelos vistos á Domingos também aos Sábados.
Não pude assistir ao jogo, mas a derrota do Benfica prova que não há equipas “invencíveles” e permite travar a onda de euforia gerada pelas sucessivas goleadas, o que é bom.
Acima de tudo continuo a acreditar neste Benfica e no trabalho desenvolvido até ao momento.
O Braga ganhou com justiça perante um Benfica que não jogou aquilo que devia, e que se deixou levar por picardias desnecessárias e que culminaram nas expulsões que prejudicaram mais o Benfica, do que propriamente o Braga. Se Rodriguez (bom central que até salvou um golo em cima da linha, salvo erro) substituiu bem Leone, o mesmo não se pode dizer de Keirrison em relação a Cardozo. O Braga é candidato sim senhor mas vai perder pontos com equipas pequenas, o que acho que não vai suceder com o Benfica. Não sejamos ingénuos de pensar que os bracarenses vão realizar exibições com estes indices de motivação e esta garra todas as semanas.
Cumprimentos
O Benfica, de facto, não apresentou no jogo com o Braga a qualidade futebolística que tem vindo a consumir as entranhas a certos adeptos leoninos...
Sem querer retirar o mérito à vitória bracarense, e ao contrário de determinadas opiniões manipuladas por lentes de contacto coloridas a verde, o Benfica tem razões de queixa quando o Sr Jorge Sousa decide anular um lance que poderia ter dado um rumo diferente ao jogo! A equipa, à imagem de Javi Garcia, Angulo, Polga e Matias Fernandez apresentou um futebol muito pobre acabando por merecer a derrota...nada que apoquente Jorge Jesus, até porque acredito que irá dar uma boa resposta já no próximo jogo em Liverpool!
Resta acompanhar, logo à noite, o escaldante Sporting vs Marítimo, que promete manter acesa a luta pelos lugares de acesso à Liga Europa!
Concordo Nuno e quando disse que o Braga é candidato não considero que será o favorito a campeão mas que andará a rondar os lugares cimeiros até ao final da época.
Quanto ao lance do golo pelo menos aqui no café açoreano toda a gente concordou que o Cardozo e Leone trataram-se de igual forma...e que com apito ou sem apito o Eduardo ia buscá-la lá dentro!
Alguns pensavam que o Braga seria mais um "cavalo paraguaio", e que ao fim de meia duzia de jornadas já estaria lá pelo seu merecido 4o lugar. Mas, surpreendendo muitos (excepto o Domingos, que disse que com a equipa que o JJ tinha em Braga, ele seria campeao), o Braga veio de mansinho, ganhando jogos importantes com o Sporting e com o Porto e, para provar que tem mesmo equipa para ser campeao, ganhou do goleante Benfica, de forma clara e emocionante.
Será cedo para dizer que o Braga é candidato? Eu acho que não. Já lá vai 1/3 do campeonato e o Braga nao desarma, com bom futebol, estádio a puxar pela equipa e a equipa moralizada pela vitória deste fim de semana.
E se muito se falou do Benfica, por tudo que tem feito esta época, se calhar é altura de por os olhos neste Braga. E, se o Porto não se põe a pau, quem luta com o Benfica pelo titulo é o Domingos.
Os meus parabéns ao melhor futebolista português de todos os tempos, o pesetero Luis Figo, e iguais saudações para o cronista Rubén Brás que hoje faz igualmente anos.
Parabéns
.............................
PS1- O Girabola-Fantasy, está ao rubro, a competição promete..
PS2- O Fluminense é que me parece que vai decidir o Brasileirão. Tem feito uma recuperação espectacular, e jogando sempre com os candidadtos ao titulo.
Enviar um comentário