A edição de 2009 do Brasileirão vai ficar na História como uma das mais emocionantes de sempre. À entrada para a última jornada, que se disputa no próximo Domingo, são quatro as equipas que ainda mantêm uma chance de conquistar o título. Uma vitória do São Paulo significaria um tetracampeonato para o tricolor paulista e a confirmação de um domínio doméstico avassalador nos últimos anos. Para os restantes três candidatos - Flamengo, Palmeiras e Internacional - a conquista do título significará o fim de um jejum de vários anos. O popular Mengão do Rio de Janeiro tem neste momento uma mão na tão sonhada taça, no entanto, o que hoje é uma certeza no campeonato brasileiro é amanhã uma dúvida.
1º lugar: Flamengo (64 pontos) - próximo adversário: Grémio (em casa)
Forma recente: V-E-V-V-V-D-V-V-V-E-V
Com a vitória de hoje frente ao Corinthians por 2-o e à derrota do São Paulo em Goiás por 4-2, o Flamengo ficou muito perto de colocar um fim a um jejum de 17 anos sem conquistar o campeonato brasileiro. Uma vitória sobre o Grémio dará o sexto título ao mais querido do Brasil, que terá de lidar com um ambiente frenético de conquista antecipada muito usual por aquelas bandas. Vai ser uma semana de foguetório interminável na Cidade Maravilhosa, e de imenso lucro para os "camelôs" que amanhã já estarão a vender faixas do Campeão de 2009. Espero sinceramente que a equipa liderada pela dupla Petkovic e Adriano, que marcou 12 dos últimos 20 golos do Fla no campeonato, consiga ultrapassar a armadilha da euforia desmedida e ultrapassar o brioso Grémio na última jornada.
2º lugar: Internacional (62 pontos) - próximo adversário: Santo André (em casa)
Forma recente: D-V-E-E-V-D-D-E-V-V-V
O "Campeão de Tudo", como é conhecido pelos adeptos por ser o único clube brasileiro a ter vencido todas as competições possíveis, já não é campeão desde o longiquo ano de 1979, e quererá certamente voltar às conquistas para coroar um crescimento sustendado que já os levou à vitória no Mundial de Clubes, à Libertadores e a dois vice-campeonatos recentes (2005 e 2006). Das quatro equipas, o Inter foi claramente a mais irregular, mas uma ponta final de bom nível ajudou os gaúchos a manterem-se vivos na corrida por um título que têm feito por merecer de há uns anos para cá.
3º lugar: Palmeiras (62 pontos) - próximo adversário: Botafogo (fora)
Forma recente: V-E-D-D-D-V-E-D-E-D-V
O Palmeiras não conquista o título desde o ano de 1994. Nesse ano, ainda jorrava a fonte monetária da Parmalat e o Verdão tinha uma equipa simplesmente espectacular, formada por jogadores do calibre de Roberto Carlos, César Sampaio, Amaral (o coveiro), Flávio Conceição, Mazinho, Djalminha, Rivaldo e Edmundo, que eram orientados pelo mítico Wanderley Luxemburgo. O Palmeiras é o caso mais fascinante deste Brasileirão. A equipa chegou a ter uma confortável vantagem sobre os adversários directos, porém, devido a lesões, castigos e casos de indisciplina no seio do plantel, só venceu três dos últimos 11 jogos disputados. Ontem, o Verdão venceu o Atlético de Mineiro e mostrou que se Diego Souza, Cleiton Xavier, Vágner Love e companhia tivessem mantido a compostura, o título já estaria na sala de troféus do Parque Antártica. Dos quatro, o Palmeiras é a equipa com o jogo mais complicado na última jornada, e a viagem até ao Engenhão para defrontar um Botafogo com a corda na garganta não se afigura nada fácil.
4º lugar: São Paulo (62 pontos) - próximo adversário: Sport Recife (em casa
Forma recente: V-E-D-D-V-V-V-E-V-D-D
A equipa mais regular e habituada a ganhar do Brasil, foi ontem protagonista de uma jornada de pesadelo. A derrota em Goiás e consequente descida ao quarto lugar, foi um golpe demasiado rude para os homens de Ricardo Gomes que devem estar animicamente destroçados. No balneário do Serra Dourada o semblante era de dor, e nem o mais optimista dos representantes paulistas se arriscou a falar de título. Acho que fazem bem, pois este ano, o São Paulo não mostrou o estofo dos últimos anos, e sentiu, claramente, a falta de um jogador diferenciado que sobraísse do colectivo nas alturas em que é necessário decidir. O último jogo é em casa com o último classificado, e os Bambis do Morumbi terão que esperar por escorregadelas de todos os adversários directos para poderem alcançar o tão esperado tetra-campeonato.
Se a luta no lugares cimeiros da tabela está animada, o que dizer da luta pela manutenção, que se afigura ainda mais imprevisivel. Com Sport e Náutico, os dois representantes da cidade do Recife na competição, já rebaixados, sobram dois lugares vagos que serão decididos por Santo André, Botafogo, Fluminense e Curitiba, visto que o meu Atlético Paranaense se safou com a vitória de ontem sobre o Botafogo.
18º lugar: Santo André (41 pontos) - próximo adversário: Internacional (fora)
Quanto a mim, o Santo André já está na Série B. Pago uma rodada de cerveja a cada colaborador e comentador deste blog se o Ramalhão fôr ganhar ao Beira-Rio.
17º lugar: Botafogo (44 pontos) - próximo adversário: Palmeiras (em casa)
Mantenho o que disse há uma semana atrás: "Quem perder o jogo entre Atlético Paranaense e Botafogo vai descer de divisão". No entanto, e apesar de a descida ser mesmo a grande possibilidade, espero sinceramente que o Fogão vença o Palmeiras e fique na primeira divisão em vez do Fluminense ou do Coritiba.
16º lugar: Coritiba (44 pontos) vs Fluminense (45 pontos): 15º lugar
No próximo domingo no Alto da Glória, Coritiba e Flu vão protagonizar uma épica final de aflitos numa época que podia ter sido de outros voos para as duas equipas. O Coxa, em ano de centenário, conseguiu montar um bom grupo mas teve um desempenho pífio durante toda a competição e assume-se como grande candidato a ser atropelado por um Fluminense que tem estado em grande forma. A formação carioca vem de seis vitórias consecutivas na competição, e protagonizou uma espectacular fuga ao rebaixamento que ficará gravada na memória de todos os brasileiros que encaravam com grande cepticismo a permanência da equipa na Série A. A grande forma de Fred e de Conca, aliada à descoberta de novos talentos como Maicon, Dalton, Digão e Mariano, será coroada com a manutenção.
Agora, que venha o Domingo e que role a bola por todo o Brasil, e, já agora, um abraço de boas vindas à elite do futebol brasileiro para Vasco da Gama, Guarani, Ceará e Atlético Goianense.
5 respostas:
Depois de ver hoje as declarações do Tcheco e do Souza do Grémio, ainda fiquei mais descansado.
Pois, parece evidente que os jogadores do Grémio não vão querer entregar o título ao Inter.
Quanto ao Flu, ja tinha feito a minha análise no post anterior, o único receio é que a equipa fique condicionada pelo jogo contra a LDU na 4a.
Já agora, parece que o problema no Palmeiras, foi mesmo a chegada de Love, houve ali algo que deixou de funcionar, apesar de a ausênsia do maestro daquilo o Cleiton Xavier também os tenha prejudicado. Mesmo assim, perderam pontos contra equipas muito fracas.
Na frente o campeonato já é do Flamengo, garantido! É como diz o Pedro, o Gremio se for preciso até joga sem defesas só para prejudicar o Inter...
Na zona de rebaixamento, ao contrário do que dizes, acho que Coritiba e Fluminense é que têm de se meter a pau. O Botafogo vai vencer o Palmeiras e deixar as contas para decidir no Paraná! E aí cheira-me que é o Fluminense que vai entoar o canto do cisne.
E os meus sinceros parabéns ao Ceará!!
Realmente o Vagner Love nunca foi um grande elemento de balneário, basta ver um vídeo que circula pela net que mostra o que ele andou a fazer com uma tal de Vivi Fernandes (alguns dos escribas e comentadores deste blog saberão quem é)durante um estágio da selecção.
Há aqui três regressos que são de saudar: Vasco, por ser um dos grandes do futebol brasileiro, Guarani, por ter sido o primeiro campeão brasileiro vindo do interior do país, e Ceará, por ser um dos poucos representantes de um Nordeste apaixonado pelo futebol na elite. O Atlético Goianense dispensava, até porque tirou o lugar à Portuguesa, que faz muito mais falta na Série A
E pronto, como é óbvio, já há uma campanha na Net organizada pelos adeptos do Grémio chamada: "Entrega Grémio, Vai Flamengo". Hoje, há uma reunião da administração do Grémio para definir se os titulares jogam, sendo que a hipótese mais certa é jogarem suplentes e juniores. Cada vez me parece mais certo o título do Flamengo.
Enviar um comentário