André Villas-Boas parece ser o sucessor de Paulo Bento no cargo de treinador do Sporting. O ex-adjunto de José Mourinho está pronto para rumar a Alvalade e juntar-se a Sá Pinto no novo quadro desportivo pintado por José Eduardo Bettencourt. Villas-Boas foi olheiro de Mourinho no F.C.Porto, Chelsea e Inter e começou a carreira de treinador principal há apenas um mês na Académica. Uma derrota no Dragão, uma vitória sobre o V. Guimarães e um empate em Leiria é o balanço da microscópica carreira do técnico. Para o presidente do Sporting, o mais jovem treinador da Liga Portuguesa reúne todas as condições para liderar o balneário leonino: um homem fino e elegante, de boas famílias, que joga bridge e bebe scotch. "Conheci Villas-Boas num jogo de beneficiência de pólo na Herdade do Zambujeiro - em prol do cavalo lusitano - e no intervalo para o chá percebi que seria o homem ideal para honrar o nome do meu Sporting", revelou Bettencourt à saída de uma reunião do Lions Club de Cascais.
Contudo, na minha opinião, isto não me parece suficiente e caso se confirme a contratação de Villas-Boas, acho que o clube de Alvalade está a cometer um erro. Os leões precisavam de um treinador experiente, conhecedor do futebol português e com uma boa dose de arrogância, brutalidade e manha para dar à equipa uma atitude ambiciosa e ganhadora. Francamente, acho que fazem falta mais Sousas Cintras e Octávios Machados no Sporting...
7 respostas:
André Villas Boas, e todo o seu sucesso repentino, devem-se em grande parte a um histerismo da imprensa pelo facto de ele ser um discípulo de José Mourinho. Não quero com isso dizer que o tipo não é competente, mas ninguém pode afirmar, com toda a certeza, se ele é bom ou não após um par de jogos.
Concordo quando dizes que não é uma boa aposta. No actual momento do Sporting, falta alguma ratice e manha que Villas Boas não tem. O exemplo claro foi o que aconteceu hoje na Taça da Liga, onde Litos deu um banho de manha a Villas Boas, trocando os guarda-redes (sai um de 35 para entrar um de 19) aos 91 minutos para seguir em frente na competição por média etária mais baixa. Acham que algum técnico da velha guarda portuguesa caía nisto?
Preferia um estrangeiro, pois penso que seria a única hipótese de ver alguns desejos meus se realizarem.
Como correrem com o Moutinho do clube, e colocarem o Polga e o Liedson no banco de vez em quando, especialmente neste momento que eles não atravessam um bom momento.
Assim, com este menino mais novo que o Tiago e com a idade do Liedson, não vejo como isso será possível. Infelizmente os venenos e as intrigas que minam aquele balneário vão certamente continuar.
Contudo, entre este menino e o Cajuda, Manuel Machado ou Manuel José, prefiro esta incógnita a uma certeza de mau futebol e algum retrocesso na evolução normal da equipa e do próprio clube.
Tal como já disse o Pedro, prefiro esta incógnita com bons precedentes do que os nossos outros conhecidos, com muita manha e ratice. E a diferença é mesmo essa, ter trabalhado com o Mourinho.
O problema do Sporting nao está nos pés, está na cabeça. Quase todos os jogadores que ali estao, em boa forma, dariam uma boa equipa.
Dos treinadores que se falaram, para mim, ou Manuel José (que nunca largaria o comando de Angola) ou este Villas-Boas. Manuel Machado ou Cajuda não seriam soluçoes, por nao serem treinadores inteligentes e vencedores.
Acho que a contrataçao do treinador deveria ter sido mais célere. E acho que, se o Paulo Bento já estava pronto para sair há uns tempos, deveria te-lo comunicado a direcçao para que fossem feitos contactos nesse sentido. Esta paragem do campeonato serviria para a entrada do novo treinador.
Mas sim, animou-me um pouco este reinicio de época do Sporting. Villas-Boas pode ser uma boa aposta, junto com o Sá Pinto. Um tem o conhecimento teórico, o outro tem o conhecimento do campo e do balneario.
Ainda que a contratação de Villas-Boas não tenha sido oficializada, estou de acordo com o facto de que, á partida, não será mais um treinador estrangeiro que vem cá disfrutar de umas vacances e de umas valentes caldeiradas de peixe no Cabo Espichel, ao mesmo tempo que arranja uns "tachos" a jogadores sem qualidade que são recambiados do País de origem para o futebol português.
Parece-me ser o caso deste Villas-Boas, que mesmo não tendo provas dadas, não podemos negar que em pouco tempo imprimiu uma dinâmica diferente na Académica...É claro que a semelhança de idades, como referiste amigo Pedro, entre alguns jogadores do Sporting e o próprio treinador não será fácil de conciliar, mas um homem que carrega o seu scotch na mão direita e o cubano na esquerda é sinónimo de forte personalidade e ambiçao.
A meu ver, o Sporting pior não irá ficar.
E sai agora o comunicado oficial da Académica a informar que o Villas Boas vai ficar em Coimbra. Acreditando que não estamos perante um bluff, é mais uma derrota de Bettencourt, e mais um retrocesso numa definição que se queria lesta. Será que iremos ter mesmo um Cajuda ou um Machado ao leme da nau de Alvalade?
Mais um barrete que levou o Bettencourt...Mas que tragédia é esta direcção, não algouro um grande futuro para o Sporting.
Só de me recordar a maneira como o Mourinho saiu de Leiria para o Porto, e até o próprio Jesualdo, é comprovativo da falta de capacidade deste senhor que não passa de uma personagem show-off com a mania que tem uma grande capacidade de comunicação.
Rúben, vi o teu comment, mas apaguei por que aquele blog supostamente ainda é imparcial, e assim lá se ia a credibilidade toda.
Por acaso prefiro um estrangeiro, mas Pekerman apesar de todo o seu sucesso como seleccionador da Argentina (principalmente nas camadas jovens), as suas más experiências como treinador de clubes, deixam-me algo reticente.
Enviar um comentário