E por incrível que pareça a selecção portuguesa de Carlos Queiroz apurou-se mesmo para o Mundial 2010! Depois de uma primeira eliminatória na Luz extremamente fraca, sofrida e recheada de sorte, a equipa portuguesa deslocou-se a Zenica com uma magra vantagem de um golo. As declarações de Blazevic antes do jogo davam a entender que Portugal ia enfrentar um ambiente hostil e uma Bósnia guerreira e destemida. Contudo nada disto se confirmou. Os bósnios e os seus adeptos provaram ser bastante tenrinhos, até mesmo amigáveis, e Portugal acabou por vencer com um golo solitário de Raúl Meireles (56 min). Um apuramento que se revelou bastante fácil mas que não esconde as debilidades da equipa de Queiroz e a péssima forma de grande parte dos jogadores. Estou mesmo em crer que com qualquer outro dos possíveis adversários ao play-off a nossa selecção não iria ao Mundial…e convém não esquecer que se a Bósnia marca uma das muitas oportunidades em Lisboa, hoje a história poderia ser bem diferente. Mas fora as contas e as sortes é a hora de festejar o apuramento para África do Sul e de assinalar uma marca simplesmente notável: desde 1996 que Portugal falhou apenas uma grande competição internacional e destacou-se positivamente em quase todas as fases finais em que participou. Bravo Portugal!
Nos outros jogos de play-off europeus a grande surpresa veio da Eslovénia que bateu a Rússia por 1-0. Dedic, aos 44 minutos, marcou o golo que garantiu o segundo apuramento esloveno de sempre para o Mundial. Na Ucrânia, a Grécia aplicou toda a sua manha e engenho e Otto Rehhagel comemorou mais um feito histórico - os helénicos já não cheiravam mundiais desde o USA94. O esperado acabou por acontecer em França. A Irlanda adiantou-se no marcador e forçou o prolongamento. Foi aí que a mão de Henry e da FIFA entrou em acção para dar a volta a um jogo complicado e apurar os gauleses para mais um Mundial. Como já se previa, a França de Platini não podia mesmo cair aos pés do velho e honrado Trap...
Contudo o jogo mais quente do dia foi disputado entre a Argélia e o Egipto, no Sudão! Numa partida verdadeiramente tensa, envolta num ambiente infernal, os argelinos venceram por 1-0 com uma bomba de Yahia aos 40 minutos. Na segunda parte o guarda redes argelino Chaouchi garantiu a vitória e uma estátua em sua honra na terra natal, com um punhado de defesas decisivas. Uma palavra especial para o árbitro do encontro, Eddy Maillet das Seychelles, que conseguiu gerir de forma extraordinária um jogo que parecia estar à partida condenado à violência e às expulsões em série.
E só falta mesmo saber quem se apura do Costa Rica-Uruguai para começarmos a habitual especulação dos grupos e de quem será o grande vencedor!
12 respostas:
E pronto, depois de um jogo muito quente e do 1-1 final, o Uruguai tornou-se a 32ª equipa a carimbar o passaporte para o Mundial. Parabéns ao Uruguai, que tem em Maxi, Álvaro Pereira, Fucile e Cebola um interessante contigente português.
Portugal ganhou bem, mas tal como tu disseste esperava muito mais dos jogadores e do público bósnio. O jogo foi tranquilo, e nem houve tempo para nervos e dúvidas, pois desde cedo se viu que o apuramento era nosso.
Ucrânia, e, principalmente, a Rússia, partiram-me o coração. Mas tudo isso foi compensado pelo heróico e bestial apuramento dos argelinos no espectacular jogo do Sudão. A tua SMS sobre o herói improvável do encontro, o árbitro, diz tudo: "Este tipo merecia o Nobel da Paz".
A Irlanda foi alvo de um dos maiores roubos da história do futebol. O Velho Sábio não merecia esta injustiça, até porque ficou provado que é um gigante perto de Domenech e todo o sistema podre dirigido por Platini. Espero que toda a Humanidade faça questão de odiar a França durante este Mundial, onde não merecia estar presente.
Amanhã apresento aqui um post com os potes, para um gajo se divertir a especular ;)
Realmente é uma pena, não poder ver toda a magia de Arshavin e Zhirkov no próximo Mundial, a juntar à classe de Tymoschuk e Schevcenko, e já para não falar na sabedoria do velho Trap.
Mas o futebol é assim, injusto e por vezes mais que injusto batoteiro como foi o caso do jogo francês, tal como tinha prevenido a FIFA não ia deixar que a França e Portugal ficassem fora do Mundial.
Quanto a Portugal, foi mais um mau jogo, que teve na figura do seu capitão, tudo aquilo que representa esta selecção de Queirós. Pois Simão voltou a demonstrar que não tem categoria para jogar nesta selecção, mas como ele, outros mais, apresentam a mesma falta de capacidade. Aquele golo falhado por Edinho é a prova disso.
Por fim, em relação ao jogo do dia, a Argélia e bem, mereceu passar, jogou melhor na 1a parte, e na 2a defendeu-se bem, tal como o Miguel disse o guarda-redes teve em alto nível, mas também Halliche e Yebda tiveram em plano de evidência, principalmente no jogo aéreo. É um grande prémio, para o 11º maior país do Mundo, e tal como ja tinha dito, só espero que alguns jogadores franceses optem agora por jogar pela a Argélia.
Caso aconteça termos a Argélia e a França no mesmo grupo, teremos lei Marcial certamente em França, e quem sabe uma 3ª Guerra Mundial, seria uma situação muito cómica.
Com uma bomba de Yahia XD
Portugal fez, na minha opinião, a melhor exibição de toda a fase de apuramento. Um jogo personalizado, frio e superior tacticamente impediram uma entrada, que se previa sufocante, por parte da Bosnia.O péssimo estado do terreno não permitia um futebol escorreito e fluído, mas sim físico e pragmático, e nesses termos, à excepção do presunçoso Nani, parabenizo os jogadores portugueses.
Tive a oportunidade de presenciar via satélite a batalha de Cartum,e reforço o clima de guerra que se vivia nas bancadas, foram 90 minutos de futebol arrepiante. Nem Tutankhamon salvaria o Egipto de uma destemida e prometedora Argélia.
A Eslovénia, do amigo Zahovic, derrubou uma Rússia que de Imperial pouco mostrou, provando que a ditadura de Putin não é suficiente para estar presente no Campeonato do Mundo.
A Ucrânia foi a minha maior desilusão, primeiro porque queria evitar uma presença helénica na África do Sul, e segundo porque toda a minha adolescência foi vivida em função de um Rebrov apelidado de melhor ponta de lança do mundo.
Em relação à França, é realmente perturbador a forma como a Fifa envenenada também por Platini permite a qualifacação da equipa gaulesa.Pegando nas palavras do campeão nacional Trapattoni "Não estou apenas muito desiludido, estou triste pelo povo irlandês..."
Epá, é realmente um triste final para a selecção irlandesa de Trapattoni...muitas lágrimas de injustiça e revolta devem ter corrido pelas ruas de Dublin.
Platini à guilhotina!!!
A mão do Henry é escandalosa, mas o mais escanddaloso é que antes da bola chegar ao Henry, há fora de jogo de Squilacci. Os penáltis estavam mesmo à porta...
"Platini e Blatter devem ter festejado e trocado mensagens de contentamento pelo apuramento da França" - Robbie Keane
Há uma lista de confrontos interessantes que podem estar na calha para o Mundial, mas esse França-Argélia, com o Mundo todo do lado magrebino, seria simplesmente delicioso. Independentemente do resultado final sabíamos que a cidade de Marselha iria deixar de existir.
Estou com um pressentimento que a sorte do cara...vaggio de Queiroz, vai permitir à Selecção estar presente no jogo de abertura do Mundial contra a África do Sul, num grupo com Nova Zelândia ao barulho. Queria fazer um post sobre os potes, mas a FIFA anunciou que ainda não os definiu.
Quanto a Robbie Keane: ele tem toda a razão e faz muito bem em acusar quem deve. Mas convido-vos a dar uma olhada nas declarações de Trapattoni, para verem do que é feito um homem a sério perante uma vergonha destas:
http://www.goal.com/en/news/1863/world-cup-2010/2009/11/19/1634614/ireland-coach-giovanni-trapattoni-lets-change-the-game-after
Nuno Silva, por acaso também imaginei um grupo assim, mas com a Coreia do Norte em vez da Nova Zelândia, e por ventura com o Paraguai no grupo também...
O problema é que isso não iria beneficiar em nada Portugal.
Ainda me recordo de assistir com alguns dos cronistas do Blog na velha Praça Sony ao jogo de estreia do Mundial 2002 o tal que era só equipas muito fáceis, e depois foi o que se viu, perdemos logo esse jogo de estreia com os EUA, e no jogo decisivo o moral de alguns dos cronistas já tava tão em baixo, que optamos por ir para a praia a presenciar mais um falhanço redondo de Portugal, que acabou por acontecer face à Coreia do Sul.
Assim sendo, se pudesse optava por este grupo: Espanha, Portugal,Paraguai, e Coreia do Sul...
Equipas a evitar, claramente a Itália e a França devido ao nosso trauma, a Argentina que é quanto a mim a mais séria candidata ao troféu, e a Costa do Marfim que apresenta um naipe de jogadores de top Mundial.
É verdade amigo Pedro, lembro-me perfeitamente da forma escolhida para demonstrar o desagrado perante a selecção de António Oliveira, com uma peladinha na praia em dia de jogo nacional.
Concordo com a Argentina, Itália, França e Costa do Marfim como selecções a evitar, acrescentaria a Espanha e também o resto das nações africanas (exceptuando a Argélia), caso dos Camarões, Nigéria e o próprio Gana(com campeões do mundo Sub-21 á mistura), uma vez que na minha opinião os paises africanos vão querer mostrar serviço num Mundial praticado no seu continente.
Eu aposto num Grupo encabeçado pela Alemanha, uma equipa asiática e a estreante Honduras.Uma coisa é certa, o visão de mercado vai ter muito trabalhinho pós Mundial!!
É verdade, ano de Mundiais e Europeus resultam sempre em épocas de defeso cheia de novidades, ou especulações.
Contudo, acho que este mercado de Inverno, vai ser um dos mais agitados dos últimos anos, pois com a CAN a disputar-se em Janeiro que vai limitar alguns plantéis, como o do Chelsea que por seu turno poderá não poder inscrever jogadores no próximo Verão, e verá esta janela de Mercado, como uma boa oportunidade para se reforçar fortemente.
E depois a juntar a isso, haver jogadores como o Quaresma entre muitos outros que não jogam nos seus clubes, mas que alimentam a esperança de irem ao Mundial, e vendo como a única hipotese transferirem-se para clubes onde possam jogar.
Tudo isto, poderá resultar num Inverno cheio de transferências e muita confusão entre os 3 grandes, pois muitos dos jogadores que se vão falar, irão certamente estar na rota do Sporting, Porto e Benfica.
..............................
O Palmeiras também já era, restam 2 candidatos, Flamengo e S.Paulo. Afinal o Muricy não vai ser tetra. E depois do que vi ontem, quem sabe se Barack Obinna não estará a caminho de Portugal.
Ora ai está, como previas Nuno Silva:
"Os festejos pelo apuramento da Argélia para o Mundial'2010, após o triunfo (1-0) de quarta-feira sobre o rival Egipto, fizeram 14 mortos e 254 feridos por todo o país, relevou hoje a protecção civil local. De acordo com a mesma fonte, ocorreram 175 acidentes de viação e 145 casos de ataque cardíaco".(Lusa)
E lembro-me bem Pedro de estar na praia a dar umas cacholadas em vez de estar em casa a ver o 'punhétaço' do Joao Pinto...ganda dia de praia!!
A bem da verdade, tive conhecimento de fonte segura,de alguns distúrbios, ainda que ligeiros, no Martim Moniz. Ao que consegui apurar estavam envolvidos cidadãos argelinos e alguns turistas egípcios.
No ano de 2010, prevê-se uma riqueza futebolística impressionante, com agitação de mercado envolvendo jogadores de renome e com o Mundial mais competitivo dos últimos 15 anos.
O São Paulo continua na luta, e acredito que vai continuar a dominar o Brasileirão á imagem de anos anteriores, conquistando o tetra.No Fluminense amigo Pedro nem o salvador Fred evitará a descida.
Cheira-me a um Tardelli de verde e branco até ao final de Janeiro.
Enviar um comentário