Estou com uma enorme dose de entusiasmo pelo próximo Mundial. Alguns já dizem que será o palco de um passeio triunfal do Brasil, que estaria adiado desde 2006. Talvez. Já aqui elogiei o trabalho de Dunga, e neste momento é provavelmente o candidato mais forte. Mas como é óbvio os olhos do Mundo estão virados para a Argentina e para Maradona, que após ganhar no Uruguai lançou umas quantas frases que vão fazer parte da história do futebol. El Pibe conseguiu transformar a selecção argentina numa versão da sua própria pessoa: instável e geradora de amor ou ódio, mas acima de tudo - e dando um pouco de mérito à personagem - dotou-a de uma capacidade de não desistir que ficou bem patente nos jogos com o Perú e com o Uruguai. Agora vamos esperar pela convocatória da Argentina, e tudo me leva a crer, se as coisas continuarem assim, que o nome de Maradona estara lá juntamente com Schiavi, Palermo, Cannigia, Redondo, Ruggeri e Burrito Ortega...talvez até Burruchaga e Valdano tenham alguma hipótese.
Não é só a Argentina que me leva a um grande entusiasmo. O facto de as boas equipas estarem (quase) todas confirmadas é um alívio para os apreciadores de bom futebol. França, Portugal (para minha grande surpresa) e Rússia devem estar presentes. Em África não há muito espaço para "outsiders" e as melhores selecções - Costa do Marfim e Gana - já estão confirmadas com Camarões, Tunísia e Argélia ou Egipto a caminho, embora confesse que tenho saudades de Marrocos. Gostei do apuramento da Sérvia, da Eslováquia e até das Honduras (que será claramente a minha escolha para "equipa simpática), e gostava que a Irlanda (acima de tudo pelo Vecchio) também marcasse presença. E por fim, quem se apurar entre Bahrain e Nova Zelândia será o saco de pancada.
Ainda ontem vi o Gana bater o Brasil na final do Mundial-Sub 20, com o filho do mítico Abedi Pelé a levantar a taça perante um sem-fim de comemorações repletas de danças tribais ao som das "vuvuzelas". Gostei! E espero que seja um sinal para o Mundial do próximo ano. No entanto, não descurem uma comemoração como estas em Joanesburgo, por parte do homem que vai incendiar a savana sul-africana!!
Adeus e Obrigado!
1 respostas:
Estou de acordo desta vez. Boa análise
Enviar um comentário