
ai o meu Sporting e as agonias que ele me dá!
vim agora de Alvalade e eis as minhas conclusões:
de facto, o Bettencourt conseguiu chamar pessoas ao estádio, apelando a isso e baixando também o preço dos bilhetes. mas a verdade é que, para se criar um élan à volta de alguma coisa é preciso haver entusiasmo e isso é coisa que até agora está a faltar ao meu Sporting. a falta de reforços, a insistência num sistema táctico constante e os maus resultados levam a que os adeptos não se liguem à equipa, prevendo um fim igual aos anteriores, ou, o que pode vir a ser o caso, pior do que esses.
comparando com os outros 2 rivais, vemos um Benfica que se reforça até em demasia, entusiasmando os facilmente-crentes benfiquistas, com jogadores de nome. pode ser que nem dê em nada, mas só existir uma força de apoio à equipa é sempre o primeiro passo para chegar a algum lado. o Porto, por sua vez, é o Porto. e dizendo isto, acho que se percebe a ideia: vendeu jogadores por valores absurdos (vide Cissokho e os 15 milhões mais um dente) e conseguiu, ao que parece, cobrir essas saídas com jogadores com menos nome agora, mas que daqui a 2 ou 3 anos serão os próximos a sair por 15 ou 20 milhões. esse ciclo é uma bola de neve, cheia de dinheiro e campeonatos de Portugal.
E os princípios de época são isso, entusiasmo. é quando se começam a ver as alterações à nossa equipa, em que vemos entrar e sair jogadores, e há novidades e caras novas e ganas de jogar. no Sporting esta época é a continuação da época passada... com uns dias de intervalo pelo meio e uma espécie de reabertura do mercado. os jogadores são os mesmos, jogam nas mesmas posições no mesmo sistema táctico, que já no ano anterior ficou aquém do objectivo principal. e não adianta a desculpa da falta de dinheiro. arranjem-no. se as outras equipas conseguem, o Sporting também tem que conseguir. só com dinheiro é que se consegue formar uma equipa forte para se ganhar títulos e fazer melhores resultados nas competições europeias. é um investimento que, feito com a racionalidade que já existe, pode dar resultados e esses resultados também são financeiros. uma equipa que vence valoriza os seus jogadores, motiva os seus adeptos e torna-se uma marca mais forte. é preciso ambição e força de vontade para criar as condições ideais para uma equipa poder vencer.
olhando para a equipa do Sporting, creio que existe ainda possibilidade de melhorar com aquilo que já lá está. o sistema táctico, por exemplo. uma equipa que tem apenas uma táctica treinada é, à priori, uma equipa estática. hoje em dia, todas as equipas estudam os seus adversários. qualquer equipa que estude o Sporting sabe o que vai encontrar pela frente, sem qualquer dúvida. não existem variações, só trocas de jogador por jogador. compreendo também que para o treinador, não deve ser fácil olhar para o banco e ver o Pereirinha e o Djaló como opções. mas se isso acontece, a culpa, primeiramente, é dele... só me resta esperar que o Caicedo seja mais do que uma piada sobre mergulhos.
não sei também o porquê dessa fixação no losango. perdoem a minha ignorância, mas quem ganhou o quê com o losango? e por acaso o Pedro Silva e o Caneira jogavam nessa equipa?
saudações leoninas!
3 respostas:
Já debati o estado do Sporting contigo várias vezes, e o jogo de ontem só veio de encontro às palavras que tenho dito: uma pré-época, a meu ver, muito mal planeada, um grupo desmotivado e incapaz de bater uma equipa de segunda no panorama europeu, mesmo com um a mais. Não é preciso um camião de reforços como o Benfica, mas era imprescindível recuperar o Stojkovic e contratar um central e dois laterais.
Este clube...
só tu Artur.
O meu Sporting vai ganhar 3-0 na Holanda com golos do Miguel Veloso, João Moutinho e Yannick Djaló. Vamos rapazes, honrem a Avenida da Igreja.
Enviar um comentário