skip to main | skip to sidebar
"Craques de mão cheia desfilam pelo estádio, com promessas de bons golos e excelentes jogadas! Espero que nos acompanhem nestas jornadas, com lugar de época e cachecol ao pescoço!"

OS CRONISTAS

  • Artur Monteiro
  • Miguel Pereira
  • Nuno Silva
  • Wanderley Zé

O QUE SE DISSE

  • ►  2010 (11)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  fevereiro (3)
    • ►  janeiro (6)
  • ▼  2009 (73)
    • ►  dezembro (13)
    • ►  novembro (21)
    • ►  outubro (14)
    • ▼  setembro (12)
      • Bravo Falcão
      • Elogio às goleadas
      • A próxima jornada
      • Da Rússia com humor
      • Cariocada
      • Um GRANDE Benfica (?)
      • Venham mais madrugadas em claro...
      • O que o povo gosta
      • Adiamento do Adeus
      • Era mais que óbvio
      • Jogo do Car....!
      • Rolo Compressor
    • ►  agosto (6)
    • ►  julho (7)

DESPORTIVOS

  • A Bola
  • Record
  • O Jogo
  • Mais Futebol
  • Globo Esporte
  • Marca
  • La Gazzetta dello Sport

SITES

  • Zerozero
  • Futebol365

BLOGS DA BOLA

  • Visão de Mercado
Selo de Golo

Bravo Falcão

quarta-feira, setembro 30, 2009


Num fraco jogo de futebol, o F.C.Porto bateu à segunda jornada da Champions o Atlético de Madrid por 2-0. As lesões de Varela e Rodriguez e o castigo de Fernando obrigaram Jesualdo Ferreira a repensar a equipa: a solução foi colocar no onze inicial Mariano Gonzalez e Tomás Costa! Abel Resina não contou com seis jogadores e optou por deixar Maxi e Reyes no banco de suplentes.
A primeira parte amena ficou marcada pela lesão do guarda redes colchonero Roberto (26'), que ocupou a vaga deixada em aberto pelo habitual titular Sergio Asenjo - De Gea, jovem da 'cantera' de 18 anos, teve assim a oportunidade de estrear-se. O contratempo parecia favorecer os azuis e brancos. Mas por incrível que pareça nenhum portista, nem mesmo Hulk, conseguiu fazer um remate à baliza do inexperiente madrilenho. Os espanhóis pareciam controlar o meio-campo mas mostravam-se pouco ambiciosos no ataque. Na segunda parte o panorama manteve-se igual com um F.C.Porto inoperante à imagem do que tinha mostrado contra o Sporting. Jesualdo viu-se obrigado a mexer. Tomás Costa saiu e entrou Guarín (68')! A alteração colocou a nu as debilidades de um banco de suplentes onde a única coisa que parece sobressair é o bigode de Reinaldo Teles. Quinze minutos volvidos, e sem que nada o fizesse prever, o F.C.Porto festejava o golo após um belo calcanhar de Falcão; aos 82' foi a vez de Rolando chutar para o fundo das redes - 2:0 e a demonstração de quem se habitua a ganhar não esquece com facilidade.
Uma importante vitória que contudo não esconde as actuais lacunas e dificuldades da equipa na construção de jogo. A inclusão de jogadores de nível duvidoso no onze inicial, a baixa de forma e individualismo exarcebado de Hulk e um banco de suplentes que deixa a desejar tiram do sério adeptos e super dragões. Apenas me questiono...o que é que o F.C.Porto fez dos milhões das tranferências de Lucho, Lisandro e Cissokho? Porque é que não se reforçou verdadeiramente em vez desta política de contratações de argentinos e derivados por atacado? Tal como Cavaco Silva, Pinto da Costa tem algo que explicar.

Crónica de Miguel Pereira à(s) 21:39 3 respostas  

Elogio às goleadas

segunda-feira, setembro 28, 2009


À 6ª jornada o Benfica espetou mais uma goleada, desta feita ao Leixões de Matosinhos. Cinco golos sem resposta que calam a boca a alguns críticos que teimam em querer desvalorizar o bom momento de forma dos encarnados. E foram cinco como poderiam ter sido seis, sete ou nove e quantos mais melhor...porque estas equipas que jogam com onze atrás da linha da bola e a dar pancada em tudo o que mexe não merecem a mínima consideração. Merecem a máxima goleada! Certos comentadores televisivos diziam que "o Benfica só começou a jogar à bola quando o Leixões se viu reduzido a 10 jogadores e depois a nove"; ora bem, mas esquecem-se de dizer que antes disso qualquer lance de Aimar, Di Maria ou Ramires era invariavelmente parado em falta, ou melhor, à cacetada. João Santos comentou mesmo que não via nada assim desde o Portugal-Angola no velho Alvalade. Reconheço que em anos anteriores a táctica do anti-jogo, tal como foi apresentada por José Mota, dava por vezes frutos no Estádio da Luz. Mas este ano, e com uma equipa do Benfica pressionante e subida no terreno, acho que os visitantes desta laia vão continuar a coleccionar cartões, penalties contra e golos nas suas pobres balizas! E por isso digo:


ABAIXO O FUTEBOL BROEIRO!! VIVA AS GOLEADAS!!

Crónica de Miguel Pereira à(s) 10:43 4 respostas  

A próxima jornada

sexta-feira, setembro 25, 2009

recebi agora uma mensagem do amigo João Santos:

"Olhanense 1-1 Braga
Porto 2-0 Sporting
Benfica 3-1 Leixões
Benfica passa para a frente do campeonato e deixa tripeiros a 3 pontos e lagartos a uns inalcançáveis 6 pontos. que é que acham?"

a minha resposta foi: "garantido!"

bluff leonino, óbvio meu caro João, como tu próprio disseste. faço então a minha previsão do que será esta jornada, esperando já que os lampiões de serviço me venham insultar a mim e ao meu Sporting, crentes de mais um ataque clubístico!

hoje o Braga vai a Olhão. o Domingos está, neste momento, a almoçar com o Jorge Costa e, numa conspiração anti-portista de dois rejeitados (porém apaixonados) dragões, o Bicho aceita que a sua equipa abra as pernas e combina ser treinador-adjunto de Domingos no FCP 2010-2011.

o Sporting, humildemente, vai ao estádio do Dragão e, em meio a roubos à mão armada e agressões físicas, lá vai o Liedson, dribla o Hélton e dá a bola ao Djaló, que marca de calcanhar e comemora com o seu L na testa. o Bruno Alves, com ciúmes (sem se perceber se da Floribella ou do Yannick), arranca uma perna ao Djaló e faz um favor ao Sporting.

o Benfica, falha o primeiro golo aos 7 segundos da partida. falha o segundo aos 30 e o terceiro ao minuto e meio. o estádio da Luz começa a revoltar-se com a equipa maravilha, o Luisão manda o Cardozo pró cara*** e o paraguaio vai chorar na linha lateral. o Saviola agarra a bola no meio campo e começa a fintar os adversários todos, volta pra trás, finta-os todos de novo, resolve fintar os seus colegas também, quando chega à boca da baliza do Leixões remata com força, e a bola inicia uma sucessão de ressaltos e acaba por ser David Luiz a metê-la na baliza de Quim. 0-1 vence Matosinhos e o Benfica inicia uma onda vermelha ao contrário e Jorge Jesus é o pior treinador do Benfica de todos os tempos até à 10ª jornada e acaba por ser demitido e ir ser treinador-adjunto do Carlos Azenha no Rossas de Trás-os-Montes.

segue-se a apresentação do novo treinador do Benfica:



ahahah, agora que já consegui pôr uma foto do Castelo Branco no estádio de Luz com um cachecol do Benfica, faço uma curta análise da jornada que vem:

o Braga vence o Olhanense no Algarve e segue, sem ninguém reparar, no primeiro lugar.

o Sporting surpreende e aproveita a má forma do Porto, com um golo de Miguel Veloso bombando da entrada da área.

o Benfica ganha tranquilamente ao Leixões, 2 ou 3 a 1. faz um bom jogo mas já não deslumbra. faz falta o Xavi Garcia e a ajuda do árbitro.

saudações leoninas!

Crónica de Artur Monteiro à(s) 13:49 3 respostas  

Da Rússia com humor

quarta-feira, setembro 23, 2009

É sabido que a arte do penalty não está ao alcance de qualquer um. E na verdade, nos dias que correm, não há nenhum benfiquista que não seja assaltado por um preocupante sentimento de inquietação quando Cardozo parte para a marcação de uma grande penalidade...no Sporting ainda nem se sabe quem o consegue fazer. Mas chega-nos este fim-de-semana da Rússia um exemplo pragmático de uma execução perfeita. Fica o vídeo e a manifestação de glória do protagonista, com direito a saudação estalinista e tudo, a fazer relembrar os bons, velhos e saudosos tempos da URSS.

Crónica de Miguel Pereira à(s) 01:15 3 respostas  

Cariocada

segunda-feira, setembro 21, 2009


20 de Setembro - 25ª rodada do Brasileirão

A 13 jornadas do final do Brasileirão o cenário não está nada famoso para dois dos históricos do Rio de Janeiro. O Fluminense ocupa a lanterna da Serie A e o Botafogo é antepenúltimo com uns anormais 13 empates em 25 partidas disputadas! Este fim-de-semana o tricolor de Chico Buarque foi despachado pelo Grêmio por 5-1 e o Fogão juntou mais um empate, desta vez com o Santos, à sua já vasta colecção. Parece inevitável que pelo menos um deles não consiga evitar o rebaixamento...por sua vez, o Flamengo oscila entre exibições irregulares, vagueando pelos lugares do meio da tabela. À excepção do Vasco da Gama, que lidera a Serie B rumo ao principal escalão, Flamengo, Botafogo e Fluminense têm realizado uma época desportiva muito abaixo do que os seus pergaminhos exigem.
Contudo há quase nove anos que um clube do Rio não levanta a Taça do Brasileirão - o último foi o Vasco, em 2000. Desde então festejaram Atlético Paranaense, Cruzeiro e por seis vezes clubes paulistas - Corinthians, Santos (2) e São Paulo (3). Aliás, actualmente a comparação entre os emblemas do Rio e São Paulo é humilhante para os cariocas: os paulistas possuem o dobro dos 'times' na Serie A, têm dois representantes no G4 - Palmeiras e São Paulo - e só uma equipa na zona da degola, o Santo André.
Todo este panorama tem levado a que muitos apelidem este como o "pior momento da história do futebol carioca". Outros afirmam que é uma prosa de longos anos e muitos protagonistas. Críticos realistas, más-linguas ou simplesmente conversa de paulista? Há aqui gente que sabe disto melhor que eu...

Crónica de Miguel Pereira à(s) 02:03 5 respostas  

Um GRANDE Benfica (?)

quinta-feira, setembro 17, 2009

depois dos 8-1 ao Setúbal e dos 4-0 ao Belenenses, logo a euforia tomou conta dos benfiquistas, chamando "rolo compressor" à equipa de Jesus. é óbvio, dados os resultados e ao futebol praticado, que o Benfica está em forma e é um sério candidato ao título. Mas não estarão os benfiquistas a extrapolar o estado do Benfica?

de facto, o Benfica goleou duas vezes seguidas. mas quem eram os adversários? um Vitória de Setúbal que, nesta pré-temporada, contratou uma equipa nova, baseada em jogadores desconhecidos, quase chegando ao cúmulo de fazer treinos de captação aos fins de semana no Bonfim, para conseguir ter jogadores suficientes pra inscrever na Liga. esses jogadores, por sua vez, estavam a ser liderados por um treinador com um ego tremendo, que se julga o próximo Mourinho. juntando isso ao facto de só terem fechado o plantel todo remodelado mesmo no final da pré-epoca, só aí iniciando os trabalhos propriamente ditos. para chegar ao resultado desse Benfica - Setúbal é só somar tudo isso a uns lampiões em boa forma e com pontaria afinada.

"ah, mas o Benfica também goleou o Belenenses!", dirão vocês, ao que eu respondo que é aquele mesmo Belenenses que já desceu de divisão duas vezes e que, também ele, teve que formar uma equipa nova pois não tinha dinheiro para pagar os jogadores do plantel anterior. e analisando já a partida, o Benfica marca cedo numa jogada individual de Saviola mas as dificuldades só passam quando o Belenenses se lança ao ataque depois do intervalo... e não vou aqui mencionar que dos 4 golos, 2,5 são irregulares.

as outras duas partidas que o Benfica fez para a Liga Sagres, Marítimo em casa e Guimarães fora, foram completamente diferentes. contra o autocarro maritimista, o Benfica não foi capaz de fazer melhor do que o empate e contra um Vitória lutador, os encarnados tiveram a sorte do jogo e marcaram no último minuto, de bola parada.

ora, lá pelo meio ainda houve uma derrota contra uns ucranianos de nome insultuoso que eu nem sei pronunciar, mas enfim, menos grave por que a eliminatória já estava ganha.

assim sendo, depois desta breve análise, acho que só eu é que ainda desconfio que este Benfica não é assim TÃO grande!

só para terminar: fartei-me de ouvir falar do golão do Saviola, em que passou por 12 jogadores do Belenenses, à Maradona, à Ronaldo, à Messi!! um golo de antologia! uma maravilha do futebol!!!




depois de ver isto, fiquei bem desiludido. corre, corre, corre, ganha dois ressaltos, falha o golo e a bola vem de novo ter-lhe ao pé e depois o Beto abre as pernas pra bola entrar! É um bom golo, mas já marquei melhores a jogar no Império do Cruzeiro... e a qualidade dos adversários era proporcional.

saudações leoninas!

Crónica de Artur Monteiro à(s) 14:53 9 respostas  

Venham mais madrugadas em claro...

quarta-feira, setembro 16, 2009

Caríssimos, fazemos aqui uma espécie de "off-topic" para dar excelentes notícias. Ainda ontem nos perguntávamos quando saía esta maravilha, e hoje encontrei a resposta no Mais Futebol:

"A Konami anunciou que uma demo de Pro Evolution Soccer 2010 estará disponível esta quinta-feira para download para a Xbox-360, PS3 e PC Windows.

A demo irá permitir acesso ao «Modo de Exibição», em que cada jogador pode escolher entre seis equipas: Liverpool, Barcelona e as selecções de ESpanha, Itália, França e Alemanha. Há opção de jogar contra o sistema ou contra um amigo durante cinco minutos.

O famoso simulador de futebol deverá chegar às lojas no dia 23 de Outubro para Xbox 360, PS3 e PC Windows."

Reparem na possibilidade de jogar não só a Liga dos Campeões oficial, como também a nova Liga Europa. Imaginem só a quantidade de equipas "terceiro-mundistas" que nos vão calhar nas noitadas de jogos "random". Só falta um mês para a casa do costume voltar a encher-se de alegria pueril.

Adeus e Obrigado

Crónica de Nuno Silva à(s) 18:38 1 respostas  

O que o povo gosta

domingo, setembro 13, 2009


Golos, golos e mais golos! Após um índice decepcionante de concretização nas jornadas inaugurais o povo volta a ter o que quer ao fim-de-semana: gelados, debates e GOLOS! E para isso em muito tem contribuido a aguçada pontaria dos jogadores do Benfica e Porto. O rolo compressor de Jorge Jesus continua afinado e depois de esmagar o Vitória de Setúbal foi a vez do Belenenses encaixar quatro. Numa exibição a meio gás, bastou a espaços acelerar para aparecerem os golos de Saviola, Cardozo, Javi Garcia, Ramires e o sorriso no rosto de Jerónimo de Sousa. Por sua vez, a equipa do Restelo provou estar longe de merecer a Liga Sagres não criando uma única situação de perigo junto da baliza de Quim. O Dragão assistiu a mais uma tranquila vitória do Porto por 4-1 sobre o Leixões. A equipa de Jesualdo, tal como o povo português, parece já não ter saudades dos quatro anos de Lucho, Lisandro e Sócrates...veremos na Champions. Vitória de Guimarães e União Leiria foram os outros grandes protagonistas do golo neste fim de semana provando que Naval e Vitória de Setúbal, juntamente com Belenenses e Paulo Portas, são alvos fáceis de abater. Miseravelmente a passar ao lado desta onda de golos está o Sporting que insiste em afligir os seus adeptos e à 4ª jornada conseguiu bater o Paços de Ferreira apenas com um tento solitário de Liedson aos 80'. Com um estilo de jogo inconsequente e pálido de ideias , tal como o discurso da adepta leonina Ferreira Leite, parece que verdes e laranjas ainda têm que comer muita sopa...porque senão não há gelado para ninguém! Acima de tudo isto parecem estar o Braga e Francisco Louçã provando que grandes, poderosos e viciosos foram feitos para serem confrontados.

Crónica de Miguel Pereira à(s) 21:55 3 respostas  

Adiamento do Adeus

sexta-feira, setembro 11, 2009


Em conversa com o camarada João Santos antes do encontro, perguntei-lhe se ele já tinha escolhido alguma selecção para puxar no Mundial do próximo ano. Recebi como resposta: "Pela Argentina ou por uma selecção africana qualquer". Todavia, a selecção de Queiroz trocou-nos as voltas e foi ganhar à Hungria - com mais um golo colorido a verde e amarelo - prolongando o sofrimento dos portugueses por mais um mês. Quanto a mim, esta sofrida vitória, num dos piores jogos que me lembro desde há muitos anos, apenas significou o adiamento do derradeiro adeus ao sonho sul-africano. Não digo isto por pessimismo ou fado lusitano, mas sim por total convicção que esta selecção está muito longe de ser uma equipa a sério, com pretensões a ser alguma coisa no futebol mundial.

Querem ver futebol a sério no próximo Verão? Então acompanhem o Brasil, a Espanha ou até mesmo a Inglaterra, que com Capello -um treinador a sério - ganhou uma alma nova.

Daqui a um mês não vou estar na Luz, como tive em 1999, quando uma uma selecção na verdadeira dimensão da palavra ganhou 3-0 à Hungria com golos de Rui Costa, João Pinto e Abel Xavier, após um centro glorioso do Figo. Vou estar colado à televisão à espera que Arshavin, Pogrebnyak, Zyrianov e Pavlyuchenko façam miséria diante da Alemanha em Moscovo, em mais um glorioso passo da esquadra de Hiddink rumo ao título mundial. E porquê? Só para ver este hino a ser tocado numa final de um Mundial!



Adeus e Obrigado

Crónica de Nuno Silva à(s) 03:04 3 respostas  

Era mais que óbvio

domingo, setembro 06, 2009


"Acho que o Brasil ganha e espero beber muitas caipirinhas na comemoração. O segredo está na defesa. Júlio César, Maicon, Lúcio, Luisão e André Santos até que são capazes de levar uma ou duas batatas de Messi, Aguero e Tevez, mas Andujar, Zanetti (que é um hino ao futebol por si só), Otamendi, Seba Dominguez e Heinze vão levar muitas mais de Luís Fabiano, Káká e Robinho."

Dito e feito, com direito a golo do Luisão e tudo. O Brasil ganhou bem e com toda a justiça. Dunga não é o melhor treinador do Mundo, mas após um início nublado conseguiu arrumar a selecção, escolhendo um onze base constituído por jogadores que lhe dão toda confiança e levam a camisola muito a sério. Maradona não é claramente a solução e é com muita pena minha, que vejo o imenso potencial dos craques argentinos a ser desperdiçado por um treinador incompetente.



"...Mas o que interessa é que o país e grande parte do Mundo lusófono acordou contente, contentamento esse que daqui a uma semana vai esbarrar na incompetência da selecção queirosiana..."

Incompetência é a palavra chave. Sucedem-se os choradinhos sobre a arbitragem ("Quero Justiça!" nas palavras de Queiroz e de um programa da TVI do passado), mas uma equipa que remata 34 (!) vezes à baliza e marca um golo, merece ficar fora do Mundial. Ficámos mal habituados com a Era Scolari, que nos proporcionava presenças atrás de presenças nas fases finais das grandes competições. Por mais Ronaldos que Portugal tenha esta é a sua verdadeira face: jogar bem e perder frente a adversários, que apesar de inferiores, são bem mais acutilantes. Bem vindos novamente aos anos 90, os primeiros de Queiroz com os séniores, em que praticávamos o "melhor futebol do Mundo" mas ficávamos sempre pelo caminho frente á Suiça ou coisa do género.

Adeus e Obrigado

Crónica de Nuno Silva à(s) 15:32 7 respostas  

Jogo do Car....!

sexta-feira, setembro 04, 2009


Em campo uma rivalidade histórica, entre dois países totalmente diferentes que nutrem um ódio visceral pelo seu vizinho. Isto sim, é o verdadeiro clássico que o Mundo tem para oferecer. Pelé, Feijoada, Samba, Vinicius e Caipirinha contra Maradona, Churrasco, Tango, Borges e Mate. Em comum, só a beleza das mulheres, que lânguidas se passeiam pelas ruas do Rio de Janeiro ou Buenos Aires. Aqui não há "paninhos quentes"...num Argentina-Brasil o assunto é sempre de vida ou morte. Naquele estádio acanhado e terceiro-mundista de Rosário, os craques argentinos vão colocar a vida no relvado pela honra do seu maior ídolo, que nunca na sua vida quis ganhar tanto um jogo. Os brasileiros esbanjam confiança e tranquilidade, e em todas as declarações apresentam laivos de arrogância e superioridade...só falta mesmo a tradicional imagem de deprezo do Ronaldinho Gaúcho a sair do avião munido de um pandeiro. Os brasucas sabem como incendiar o orgulho patriótico de qualquer vaqueiro das pampas, e usam e abusam dos "mind-games" que fazem fervilhar o sangue quente dos argentinos, que irão entrar em campo como cães raivosos. Metade do Mundo acredita que as preces de Maradona vão gerar um Messi iluminado, que se irá transformar numa espécie de Che Guevara contemporâneo, que vai tirar os 3 pontos aos "maus" para os entregar aos do "bem". A outra metade quer ver o Robinho assumir o papel de Pelé, festejando um golo nas "ventas" de um desesperado Maradona, enquanto o verdadeiro Rei faz o seu sorriso MasterCard para as câmaras da Globo.

As duas selecções irão estar com toda a certeza no Mundial, graças ao senhor. Mas ninguém me tira o gozo de assistir ao jogo de amanhã. Acho que o Brasil ganha e espero beber muitas caipirinhas na comemoração. O segredo está na defesa. Júlio César, Maicon, Lúcio, Luisão e André Santos até que são capazes de levar uma ou duas batatas de Messi, Aguero e Tevez, mas Andujar, Zanetti (que é um hino ao futebol por si só), Otamendi, Seba Dominguez e Heinze vão levar muitas mais de Luís Fabiano, Káká e Robinho.

Adeus e Obrigado

Crónica de Nuno Silva à(s) 20:55 1 respostas  

Rolo Compressor

terça-feira, setembro 01, 2009


Fui ontem à Luz na esperança de ver uma goleada das antigas, mas nunca imaginei que ia ver o Benfica colorir uma noite de segunda-feira pós-férias com oito (!) golos. 5-0 na primeira parte era a ilustração perfeita das diferenças existentes entre as duas equipas, mas, a verdade é que já passaram pela Luz muitas equipas fracas que foram "goleadas" por 1-0, 2-0, ou até mesmo com empates comprometedores. Este Benfica faz a sua obrigação, que está enraízada na história da instituição, e entra em campo para esmagar estas equipazecas treinadas por "pseudo-intelectuais-revolucionários do futebol". Dá gosto ver as movimentações ofensivas desta equipa: o Aimar na batuta, o Saviola a trabalhar para os golos do Cardozo, o Ramires a mostrar toda a classe que tem, o Di Maria a explodir pela banda esquerda e o Javi Garcia, que tem equilibrado a equipa à semelhança do Petit há uns anos atrás. A defesa está bem, e quando o guerreiro Maxi recuperar temos o esboço de uma equipa que pode dar muitas alegrias. Com exibições destas está tudo a alinhar-se para uma comunhão cósmica entre público e equipa por este Portugal fora, o que equivale a dizer: Onda Vermelha.

Comentava ao intervalo com o João Santos e o Miguel Pereira que estávamos a revisitar os 60's, quando a noite de ontem era a mais comum das tardes no Gigante de Betão. Este foi um daqueles jogos em que acreditei piamente que podíamos chegar aos 10, mas ainda não é desta que vou passar pelo quiosque aqui do bairro e ler na capa dos jornais: "Muda aos 5, acaba aos 10". Mas o que interessa é que o país e grande parte do Mundo lusófono acordou contente, contentamento esse que daqui a uma semana vai esbarrar na incompetência da selecção queirosiana...


Adeus e Obrigado

Crónica de Nuno Silva à(s) 13:31 3 respostas  

Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial
Subscrever: Mensagens (Atom)

Blog Design by Gisele Jaquenod

Work under CC License.

Creative Commons License